Liderança Positiva e o Engajamento da Equipe

O comportamento de um líder é capaz de impactar de diferentes formas na equipe. O líder que justifica seu desempenho reclamando das coisas ruins que lhe acontecem, não conhece o verdadeiro potencial de cada um e passa um exemplo negativo, exerce influencias negativas sobre o desempenho da equipe. Por outro lado, o líder positivo, que inspira as pessoas a darem o melhor de si, a engajarem-se no trabalho, explorando as forças de cada um, irá exercer uma influência positiva em sua equipe.

O engajamento da equipe está relacionado a uma forte conexão emocional estabelecida entre o funcionário e a empresa, a qual irá impulsioná-lo a se esforçar cada dia mais para alcançar suas metas (e até a busca por superá-las). Este engajamento diz respeito a algo que o colaborador tem a oferecer através de sua própria determinação, longe das cláusulas contratuais de trabalho, através da identificação pessoal com os valores organizacionais e a vontade de contribuir com o time ao qual pertence.

O líder positivo é a “alavanca de desenvolvimento da equipe”, ou seja, o exemplo a ser seguido, através do cultivo de forças de caráter e do autodesenvolvimento, ele se torna um parâmetro virtuoso a ser seguido pelos que o rodeiam. As forças de caráter nada mais são do que as melhores qualidades que as pessoas podem ter. Ao utilizar essas forçar para atingir objetivos as chances de sucesso são muito maiores e, como consequência, será gerado o sentimento de realização e felicidade frente a esses resultados.

A habilidade de cultivar as características positivas de cada membro da equipe através do realinhamento de funções, criando oportunidades para obter o máximo da contribuição de cada um resulta no engajamento quase autônomo da equipe, contribui com o clima organizacional e prepara a equipe para lidar com a pressão e imprevistos, uma vez que estão satisfeitos com sua própria performance. Assim, o líder positivo é um investimento para a sustentabilidade do negócio.

Vale ressaltar que a subutilização dessas forças produz alto grau de frustração, o qual impacta diretamente na performance do funcionário, podendo afetar a performance da equipe.

Tornar-se um líder positivo é, antes de tudo, tornar-se um incentivador de pessoas. Para isso é preciso mudar o olhar com o qual vemos as outras pessoas que nos rodeiam. Muitas vezes na correria do dia-a-dia acabamos nos atentando com mais facilidade aos aspectos negativos e ao que precisa ser desenvolvido de cada um, porém é preciso prestar mais atenção aos feitos e as características dignas de elogios verdadeiros. Elogios específicos e sinceros, valorização e reconhecimentos verdadeiros para o florescimento do outro.

“Comparados com o que deveríamos ser, estamos apenas meio acordados. Usamos só uma pequena parte de nossas reservas físicas e mental. Ou, dizendo isso de modo mais claro, o indivíduo humano vive dentro dos seus limites. Possui vários poderes que, habitualmente, deixa de usar.” William James.

E aí, já sabe o que você pode fazer para florescer sua equipe ainda mais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *