Quando se trata de marketing de mídia social, a primeira plataforma que vem à mente é o Facebook, seguido pelo Instagram e depois o Twitter. A razão pela qual essas plataformas de mídia social são populares entre os profissionais de marketing é porque elas funcionam.

No entanto, se você pensar fora da caixa e usar um pouco de criatividade, pode se beneficiar de uma das plataformas de mídia social mais subestimadas disponíveis para marketing – o Pinterest.

O Pinterest é uma plataforma visualmente atraente e também possui uma alta taxa de envolvimento, tornando-a perfeita para empresas e pessoas que desejam atingir seu público-alvo e canalizar o tráfego de volta ao site.

De fato, o Pinterest só fica atrás do Facebook em termos de geração de tráfego de referência de mídia social para sites vinculados a ele.

O que exatamente é o Pinterest?

O Pinterest é uma plataforma de mídia social baseada na ideia de compartilhar recursos visuais. Usuários ou “pinners” podem organizar, compartilhar imagens / vídeos da Internet e procurá-los também, o que a torna um dos maiores mecanismos de pesquisa de conteúdo visual.

Imagens e vídeos que os usuários enviam (juntamente com seus links e descrições) são conhecidos como pins. Os pinners têm a opção de organizar seus pins por pastas.

Os usuários podem personalizar e colocar temas em suas pastas que podem ser seguidos por outros usuários. Você também tem a opção de tornar suas pastas privadas ou públicas.

Agora, quando se trata de compartilhar recursos visuais, você tem três opções:

  1. Carregar e compartilhar recursos visuais juntamente com seus links / descrições;
  2. Salvar e compartilhar os recursos visuais descobertos pelo feed;
  3. Reposicionar e compartilhar os recursos visuais encontrados na pesquisa.

O melhor do Pinterest é que ele permite que você compartilhe ideias e inspire outras pessoas como nenhuma outra plataforma social.

Por que escolher o Pinterest?

O Pinterest teve um crescimento elevado ao longo dos anos. Acabou sendo a ferramenta ideal para muitas empresas que desejam direcionar o tráfego para o seu site usando recursos visuais relevantes.

Quando comparado a outras plataformas de mídia social, o Pinterest é definitivamente menor. Mas o que o torna uma opção interessante é o fato de as pessoas que estão usando a plataforma estarem realmente envolvidas com ele. O que significa que você tem uma chance maior de levar as pessoas a clicar no seu perfil no Pinterest.

Fazer o marketing do Pinterest funcionar se resume a ter uma estratégia clara que ressoa com seus objetivos de negócios. Porque em última análise construir uma forte presença só é possível quando você está indo na direção certa.

Como obter renda extra trabalhando no conforto da sua casa!

Aqui estão três maneiras de aproveitar essa oportunidade de fazer marketing no Pinterest e expandir o alcance de seus negócios, independentemente do nicho em que você está atuando:

# 1: Crie sua autoridade

Muitas empresas se beneficiam de várias maneiras, aproveitando o marketing do Pinterest. Uma maneira simples de usar é criar e aumentar a autoridade da sua marca. O que pode ajudar a obter mais compradores em potencial para confiar em você e fazer negócios.

Um detalhe é que você não precisa produzir todo o conteúdo ao fixar. Você pode adotar uma abordagem combinada e compartilhada de várias outras fontes autorizadas, o que ajuda a mostrar seu conhecimento do setor aos seguidores.

A ideia é dar a seus seguidores a impressão de que sua conta do Pinterest é o lugar para encontrar informações úteis e confiáveis ​​sobre seu nicho.

Quando você constrói sua autoridade acaba construindo confiança consistente com seu público-alvo e fortalece seu relacionamento com eles. Deste modo, experimenta um nível mais alto de fidelidade do cliente que pode ser traduzido para repetir vendas a longo prazo.

# 2: aumente seu alcance

Toda empresa deseja aumentar seu alcance, porque pode levar a um maior número de vendas. Ter um público de tamanho maior também é a chave para testar novos produtos e obter feedback direcionado. O Pinterest tem uma comunidade altamente acessível que você pode aproveitar para alcançar um conjunto maior de seu público.

Para realmente aumentar seu alcance da maneira certa, você precisa ter uma estratégia definida que não é comumente usada por outros profissionais de marketing.

A ideia é se conectar com os usuários populares do Pinterest que conseguiram criar um grande número de seguidores leais. E depois colaborar com eles para que você possa colocar seu conteúdo na frente do público certo.

# 3: Aumente seu tráfego

Tráfego é o que faz um site funcionar. Sem o tipo certo de tráfego, simplesmente não é possível aumentar sua presença na web e aumentar suas vendas online. Embora existam muitas maneiras gratuitas e pagas de gerar tráfego relevante, o Pinterest pode deixar muitos desses métodos para trás quando aplicado adequadamente.

Dada a popularidade do Pinterest e a maneira como cresceu, ele pode te ajudar a obter ainda mais tráfego de referência. No entanto, você não poderá gerar tráfego a menos e até que os usuários encontrem seu conteúdo que tem que ser atraente e útil o suficiente para ser salvo, bem como compartilhado em suas pastas de forma consistente.

Os usuários do Pinterest que usam com sucesso a plataforma de marketing sabem como fixar ótimos recursos visuais. Eles não compartilham imagens apenas pelo apelo visual, mas também porque são peças valiosas de conteúdo que:

  • Resolva um problema do mundo real e ofereça uma solução eficaz;
  • Inspire as pessoas a tomar um conjunto positivo de ações;
  • Ofereça algo que seja digno ou desejável;
  • Apelo a um determinado interesse / atividade;
  • São únicos e criativos à sua maneira.

Muitos de seus novos seguidores estarão ansiosos por ótimos conteúdos. Quando você republica os pins mais antigos que já obtiveram uma boa resposta, está entregando valor comprovado a esses novos seguidores. 

Além disso, se você estiver usando o Pinterest para conscientizar seus produtos e obter mais vendas, lembre seus seguidores (possíveis compradores) do que você tem a oferecer.

Agora é a hora de por “a mão na massa” a fim de alavancar os seus resultados! Sendo assim, me encontro à disposição para quaisquer dúvidas!

Sobre o Autor

Rafael Sena

Apaixonado por gerar resultados através das Redes Sociais. Acredita que todo Negócio pode potencializar seus resultados utilizando estratégias e ferramentas de Marketing Digital.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile