Ninguém pode prever quando uma nova crise irá acontecer, mas se você estiver bem preparado, ganhará um tempo precioso.

Imagine-se como um Empresário que foi atingido por uma grande crise nas últimas 72 horas. Primeiro, e mais importante, pode ter havido sérios danos à comunidade em que você opera.

Seus clientes podem ter sofrido e os meios de sobrevivência das pessoas destruídos. O ambiente pode ser irremediavelmente danificado. Alguns de seus colaboradores e parceiros podem ser feridos.

Seus investidores irão ficar aborrecidos e o conselho tentará atribuir a culpa a algum “bode expiatório”. Até o final da primeira semana é provável que sua organização esteja enfrentando dezenas de ações judiciais, algumas definidas para se tornarem ações coletivas no futuro.

Muito provavelmente neste estágio inicial, você perceberá que os fatos verificados ​​são poucos e distantes entre si, pois opiniões e rumores não faltam. 

Você terá pouca ou nenhuma ideia da extensão de qualquer dano físico ou financeiro, pois não se sabe até que ponto a organização foi cúmplice do evento. 

Você nem sabe com qual dos principais membros da sua equipe pode contar, porque alguns deles podem estar implicados; outros podem ser operacionalmente inexperientes, não familiarizados com as realidades políticas ou temperamentalmente inadequados para a nova situação – cheios de boas intenções, mas incertos sobre qual papel desempenhar.

A crise será um “alimento” para os antagonistas de sua organização, que procurarão tirar proveito da sua tragédia. Os concorrentes tentarão atrair clientes e “roubar” os seus colaboradores. 

Investidores ativistas podem planejar uma aquisição. Os hackers podem ter como alvo seus sistemas. A mídia desenterrará todos os erros passados ​​que a empresa possa ter cometido.

A propósito, grande parte da raiva é direcionada a você e é pessoal. Contas fakes no Twitter podem aparecer em seu nome, destruindo sua reputação. Sua família pode ser um alvo online. 

Os repórteres podem estar acampando próximo à sua moradia de dia e à noite.

No meio de todo esse caos, o que exatamente você faz? Você chama a imprensa local e realiza lives nas Redes Sociais?

Em caso afirmativo, o que você diz quando tem poucos fatos?

Você admite irregularidades ou diz que o que aconteceu não é culpa da empresa?

Você aponta para o limite de sua responsabilidade legal ou promete fazer tudo certo, não importa o custo? 

O que você diz aos reguladores que estão sob pressão e exigindo explicações?

Os problemas descritos não são hipotéticos, pois todos eles são exemplos reais de experiências que os líderes organizacionais que conhecemos enfrentaram em várias crises nos últimos anos. 

O que é realmente preocupante é que essas experiências são agora muito mais frequentes e muito mais devastadoras do que foram no passado.

Vale ressaltar que ainda não findou a pandemia e mesmo assim, estamos enfrentando uma crise econômica e política.

Cada crise tem seu próprio caráter único, enraizado em diferentes realidades.

Mas depois de ajudar mais de 2.500 pessoas a como se posicionar corretamente na Internet, bem como prestando Consultoria Digital para mais de 500 empresas, percebi alguns padrões claros.

Isso pode ensinar as empresas e as pessoas algumas práticas recomendadas simples que podem ser seguidas para se preparar para uma melhor resposta, caso o pior aconteça.

A ameaça está Crescendo

Por que isso é um problema maior agora do que foi no passado? 

Compreensivelmente, as empresas gastam mais tempo tentando evitar crises do que se preparando para elas. No entanto, a prontidão para crises tornou-se pelo menos tão importante quanto está bem posicionado na Internet.

O despreparo tem consequências altamente drásticas, onde irá influenciar negativamente o ambiente onde você atua, podendo afetar a sua vida particular.

Esse é o Caminho para a Resolução

Na minha experiência, atuar em um mercado onde falta profissionais qualificados, onde existe um “oceano azul” para poder atuar, ou seja, uma profissão com alta demanda, irá fazer com que você se estabeleça novamente como autoridade, independente do nicho onde você atue.

É sabido que a Internet hoje é o centro das atenções. É só olhar ao seu redor nesse exato momento e perceber que as pessoas estão conectadas por meio das Redes Sociais.

Neste exato momento, você estando em um ambiente familiar ou empresarial, tem alguém que está comprando algo pela Internet; tem alguém que está se capacitando em uma das mais diversas plataformas online de ensino.

Trabalhar com o Digital já era uma tendência estabelecida, ela foi acelerada por causa da pandemia, visto a necessidade de ficarmos em isolamento social. Outro detalhe são as empresas que permanecem até hoje com colaboradores trabalhando na modalidade Home Office.

Quantas pessoas tinham medo de realizar compras pela Internet e hoje perceberam o conforto e a comodidade de receber o seu produto na porta de casa.

Por isso, é de suma importância que você saiba se posicionar de forma correta nas Redes Sociais, seja para vender o seu produto ou serviço e ainda, para prestar Consultoria para Negócios Locais que já perceberam que necessitam com extrema urgência de uma Consultoria Digital para que possam também captar clientes pela Internet.

Se esse conteúdo informativo fez sentido para você, então eu te convido a acessar o Link abaixo que vai te direcionar para uma apresentação que demonstrará de forma assertiva como você pode se tornar um Consultor Digital de extremo sucesso!

Link de Acesso | Clique Aqui: https://ideiasemacao.com/seja-um-consultor

Observação: Antes de pensar se esse conteúdo faz ou não sentido para você, eu te proponho uma simples reflexão… Quantas vezes você já perdeu uma grande oportunidade pelo simples fato de não tentar?

Então, não deixe que isso aconteça novamente, acesse o Link acima destacado para que você também vá para o próximo nível e com isso, sempre esteja preparado para uma nova crise.

Forte abraço e sucesso na sua trajetória!

Sobre o Autor

Rafael Sena

Apaixonado por gerar resultados através das Redes Sociais. Acredita que todo Negócio pode potencializar seus resultados utilizando estratégias e ferramentas de Marketing Digital.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile