Quando estava iniciando a minha carreira profissional depois de ter sido office boy e ter terminado o meu curso técnico na área de Logística, onde fiz estágio em algumas empresas, tive a oportunidade de ingressar em uma empresa multinacional.

Na época estava estudando inglês e cursando faculdade de Administração, com isso, me candidatei para um entrevista de emprego a fim de conseguir uma vaga para cargo de nível pleno.

Para entrar nesta empresa multinacional de grande porte, era sabido que eu teria que participar de várias etapas de um processo muito minucioso, com uma enorme concorrência de candidatos.

A primeira etapa foi a entrevista com o RH da própria empresa, sendo que depois dessa etapa teve as famosas dinâmicas de grupos, apresentação pessoal, projetos que você desenvolveria para a melhoria da organização, testes de raciocínio lógico e sobre gestão financeira.

Após cinco etapas deste processo seletivo fui convidado para a etapa final que seria em São Paulo, uma vez que neste teste eles iriam verificar o meu nível de inglês na matriz desta empresa.

Como eu moro nas Minas Gerais e trabalharia neste estado, a empresa me enviou o voucher com o número do portão de embarque no aeroporto de Confins-MG com destino à cidade de São Paulo.

Chegando ao aeroporto um Senhor que demonstrou certo nervosismo com uma idade aproximada de 60 anos veio conversar comigo em inglês. Segundo ele, havia perdido o local para o embarque para São Paulo, pois nesta cidade faria conexão para os Estados Unidos.

Em nossa conversa, falei a ele para ficar tranquilo, pois eu também estava indo à cidade de São Paulo para uma entrevista de emprego em uma empresa multinacional e que eu poderia acompanha-lo até o local do embarque.

Depois disso, percebi que ele ficou mais calmo e começamos a conversar sobre vários assuntos.

Ele me perguntou em qual empresa eu iria fazer a entrevista de emprego, sobre os meus objetivos profissionais e pessoais, sobre a minha formação e sobre a minha família.

Ou seja, tivemos uma conversa bastante amigável apesar de tê-lo conhecido naquele momento. Também o perguntei sobre família, negócios, se conhecia outros estados e se ele viajava sempre ao Brasil.

Na hora do nosso embarque que coincidentemente era no mesmo horário, falei a ele que estava na hora de embarcarmos para São Paulo.

Neste exato momento, que surpresa! Ele me disse que não precisaria mais de eu ir viajar, porém ele falou em português. Fiquei perplexo com a situação, pois até então estávamos conversando em inglês.

Essa era a última etapa do processo seletivo, ele me apresentou como sendo o Gerente responsável pelo RH na matriz de São Paulo desta empresa multinacional e que a dinâmica final era desse jeito.

Ele analisava o perfil de cada candidato vendo se ele era gentil, atencioso, perguntando de forma sutil quais eram os seus objetivos, testando o nível de inglês e apresentando-se como um estrangeiro que precisava de informação em um país que ele desconhecia a língua nativa.

Fiquei muito feliz por ter sido contratado para essa grande empresa, mas, mais do que isso por nunca ter deixado de ser cortês com as pessoas, mesmo que naquele momento era apenas um teste final.

Nunca deixe de ser gentil e atencioso com as pessoas, pois gentileza e educação abrem todos os caminhos para a sua trilha, seja ela profissional ou pessoal.

Forte abraço e tenham um excelente final de semana!

Sobre o Autor

Rafael Sena

Apaixonado por gerar resultados através das Redes Sociais. Acredita que todo Negócio pode potencializar seus resultados utilizando IA, estratégias e ferramentas de Marketing Digital.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Michele M Santoss – São Paulo, Brasil – Sou empreendedora e atuo na área de marketing digital de afiliados, assim como eu consegui, quero de ajudar com dicas e ferramentas para que você possa transformar seu sonho de ter seu próprio negócio online em realidade. E assim, possa construir seus sonhos e NÃO dos outros !
    michele haro disse:

    adorei sua história realmente não foi fácil mas você mereceu de verdade sua história inspira para lutar pelo que realmente desejamos profissionalmente!!

  2. Michele M Santoss – São Paulo, Brasil – Sou empreendedora e atuo na área de marketing digital de afiliados, assim como eu consegui, quero de ajudar com dicas e ferramentas para que você possa transformar seu sonho de ter seu próprio negócio online em realidade. E assim, possa construir seus sonhos e NÃO dos outros !
    michele haro disse:

    parabens inspirador! mérito todo seu

Sair da versão mobile