Por que o Marketing Digital é importante?

Por que o Marketing Digital é importante para Pequenas Empresas?

Quando as pequenas empresas começam, seu foco geralmente é como fazer com que os primeiros clientes possam chegar até o seu Negócio Local.

Elas podem confiar em formas tradicionais de publicidade como anúncios impressos ou mala direta com cupons.

Essas empresas acreditam que uma vez que oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem o seu local.

Embora esse tipo de estratégia possa gerar negócios, existe uma maneira melhor e mais fácil, uma vez que as pequenas empresas devem considerar o mercado global de potenciais clientes e se beneficiar da convergência de seu marketing tradicional e digital.

Nenhuma pequena empresa por mais nova que seja deve ignorar os canais digitais como uma forma de gerar leads e convertê-los em clientes.

Deste modo, veja agora os benefícios do Marketing Digital e as maneiras pelas quais as plataformas online podem ser usadas para ajudar a expandir seus negócios.

Benefícios do Marketing Digital

Os potenciais clientes que você pode encontrar online são um grupo muito maior do que você jamais será capaz de atrair apenas de forma local. Usando técnicas de Marketing Digital você pode alcançar um público maior de uma forma escalável e mensurável.

Alguns dos principais benefícios do Marketing Digital incluem:

  • A capacidade de interagir com os seus potenciais clientes e aprender exatamente o que procuram;
  • A capacidade de chegar a qualquer pessoa e em qualquer lugar, já que não há fronteiras geográficas com o digital;
  • Segmentar o público certo – a personalização é mais simples com o Marketing Digital;
  • Comunicar com seus potenciais clientes em todas as fases do processo de compra;
  • Economizar dinheiro e alcançar mais clientes;
  • Conhecer seu público e promover o engajamento para criar fidelidade à marca;
  • Rastrear e monitorar as respostas aos seus esforços de marketing de maneira fácil e instantânea.

Leia: Comunicação de Alto Impacto

Introdução ao Marketing Digital para Pequenas Empresas

Com oportunidades infinitas, o Marketing Digital pode parecer difícil se você nunca o usou para um negócio antes, pois há uma variedade de plataformas e termos que podem fazer com que pareça um projeto maior do que realmente é.

As pequenas empresas podem acreditar que não têm tempo ou dinheiro para competir de forma digital.

Como resultado, muitos preferem ir devagar e se ater a uma ou duas formas de publicidade tradicional, presumindo que seus negócios irão evoluir com o tempo.

O fato é que o mercado é competitivo e, embora o marketing de relacionamento e as recomendações de clientes possam ajudar a direcionar o tráfego, os clientes terão dificuldade para encontrar sua empresa, caso você não tenha presença digital.

Afinal, 4,6 bilhões de pessoas usam a internet e isso é 60% da população global de acordo com o Relatório Digital de 2021.

Portanto, adiar a construção de uma presença digital não é eficaz, visto que a melhor maneira de garantir o seu sucesso é promover seu negócio em escala e usar a segmentação para atrair clientes interessados ​​em seu produto ou serviço.

Perceba que seus Clientes estão Online

Quando alguém está interessado no seu negócio, seja no seu nicho ou tem curiosidade sobre a sua marca, a primeira coisa que ele faz é pesquisar online e ver o que pode descobrir sobre você.

Na era digital os clientes esperam encontrar um site e presença assertiva nas Redes Sociais.

Eles podem estar procurando avaliações para saber o que outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa e se ela é um bom lugar para fazer negócios.

Para empresas locais, 87% dos consumidores lêem comentários sobre produtos ou serviços na internet – um crescimento de 6% de 2019 a 2020.

Portanto se um potencial cliente não conseguir encontrar você no mercado digital, ele pode concluir que sua empresa não é legítima e isso fará com que ele busque o seu concorrente.

Dica: Você sabe Como Contornar Objeções de Potenciais Clientes?

Descubra o que seus Concorrentes estão fazendo

Para que sua empresa seja bem-sucedida, é necessário prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e aprender com isso. Não pense nos seus concorrentes como alguém a ser derrotado, mas como podem te ensinar algo precioso.

Ao observar o que seus concorrentes estão fazendo online, você terá uma ideia do que está e do que não está funcionando, pois seja qual for o tipo de negócio, já existem concorrentes que estabeleceram uma presença digital.

Que tipo de conteúdo eles usam? Existe um blog ou eles promovem conteúdo visual como vídeos?

Como eles comunicam sua marca? Eles se envolvem bem com o público? Você pode fazer melhor?

Pense nisso…

Uma ótima maneira de descobrir o que seus concorrentes estão fazendo é realizar pesquisas. Descubra quais plataformas eles usam e se há influenciadores que usam para direcionar o tráfego?

Felizmente existem algumas ferramentas online que podem ajudá-lo:

  • Semrush – ótimo para classificação e tráfego de palavras-chave;
  • Alertas do Google – uma ferramenta para rastrear menções de qualquer concorrente que você escolha monitorar.

Seja acessível aos seus Clientes

Como já discutimos, sua empresa precisa estar presente nas Redes Sociais onde seus clientes estão, pois qualquer que seja o produto ou serviço que uma pessoa procure, muito provavelmente ela começará a pesquisa pelo Google.

Se você não tiver presença online, não será encontrado e por consequência não fará negócios.

Se você tem pouca presença digital e seus concorrentes são mais fáceis de serem encontrados, porque têm uma classificação mais elevada na pesquisa do Google, será difícil encontrar o seu negócio no mercado digital.

Com a criação de um mini site e tendo um perfil ideal no Google Meu Negócio / Business Profile, algo de extrema importância, ajudará você a superar os concorrentes, sendo o primeiro nome que um potencial cliente encontrará em um resultado de busca do Google.

Você também deve incluir respostas simples, como onde está localizado, seu horário de funcionamento e detalhes de seu produto ou serviço, tudo isso é feito na ferramenta Google Meu Negócio / Business Profile, que nada mais é o seu perfil comercial dentro do Google.

Ao olhar seu perfil e o dos concorrentes lado a lado, seus potenciais clientes devem ser capazes de comparar horários, preços, ofertas especiais e muito mais para tomar a melhor decisão.

Qual é a Profissão mais Lucrativa do Mundo?

Deixe os Clientes virem até Você

Pense no Marketing Digital como uma forma de se tornar acessível às pessoas que você está tentando atingir, tendo em vista que o alcance de sua empresa pode ir muito além de sua localidade e a escalabilidade se torna uma realidade.

Por meio de uma presença digital sua empresa está aberta para negócios, mesmo quando você não está! Você pode criar um ambiente onde seus clientes possam entrar em contato com você de dia ou à noite.

Isso significa que os clientes atuais e potenciais podem enviar e-mails com perguntas, fazer compras e navegar em seu estoque com apenas alguns cliques. Além disso, potenciais clientes que não têm como ir fisicamente até você ainda podem fazer negócios por meio das Redes Sociais.

Conheça o seu Público-Alvo

Com o Marketing Digital você consegue se envolver com os seus potenciais clientes e, com isso, você pode conhecer as suas dores para oferecer uma solução.

Nas Redes Sociais ou por meio de um blog você pode iniciar uma conversa ou fazer uma pesquisa para obter insights.

Ao interagir com as pessoas de forma digital você consegue saber o que elas procuram.

Usar o Marketing Digital de forma correta ajuda você a encontrar quem são seus clientes, para que possa personalizar a comunicação e refinar a segmentação.

Ao fazer isso, você construirá um relacionamento com seus clientes e deste modo, você se torna muito mais do que um negócio, você se torna um parceiro de confiança.

Lembre-se de que as pessoas também têm maior probabilidade de comprar de empresas das quais já compraram e com as quais tiveram uma boa experiência.

Leia: Lançamento de Infoproduto

Faça mais Marketing com menos dinheiro!

Poucas formas de publicidade são tão econômicas quanto as do Marketing Digital, visto que as pequenas empresas e startups estão sempre tentando alcançar o máximo possível por meio de seu marketing dentro do orçamento.

Mais importante ainda, permite que o seu negócio exclua pessoas que nunca comprariam de você – economizando tempo e dinheiro!

O segredo da publicidade nas Redes Sociais é selecionar a plataforma que funcionará melhor para você e sua marca.

O LinkedIn hoje é uma Rede Social completa, pois as pessoas não estão nela somente para arrumar emprego, estão também para fazer novos negócios e parcerias duradouras.

Transforme os recursos de Marketing Digital de sua Pequena Empresa

Você está procurando desenvolver um perfil no Google Business Profile com mini site que possa gerar leads? Ou talvez você queira criar um perfil empresarial no LinkedIn Page?

O primeiro passo para atingir esses objetivos é entender como funciona a Consultoria Digital e como ela tem um impacto positivo em seus negócios.

O Curso Consultor Digital vai lhe ensinar as habilidades mais relevantes e atualizadas de Marketing Digital. De Rede Social a Tráfego Pago, você terá as ferramentas para garantir o sucesso de seu negócio.

Quer saber mais? Então é só acessar através do link abaixo:

https://ideiasemacao.com/seja-um-consultor

Forte abraço e muito sucesso!

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DIGITAL

Baixe Agora o Guia 100% Gratuito sobre Consultoria Digital e se Destaque nesse Novo Mercado.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Rafael Sena
Rafael Sena

Apaixonado por gerar resultados através das Redes Sociais. Acredita que todo Negócio pode potencializar seus resultados utilizando estratégias e ferramentas de Marketing Digital.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.